terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Comentando a notícia anterior

A queda nos índices de cárie já era esperada por conta do uso do flúor, que apesar das polêmicas é de inegável eficiência no combate à cárie dental.
O flúor está presente nas águas de abastecimento público de vários municípios e nos cremes dentais usados para a higiene bucal. Escovar dente não é só questão de higiene mas também de tratamento preventivo.
O segundo fator é o acesso à informação. Saber como os dentes são afetados pela falta de higiene e alimentação incorreta ajuda a mudar hábitos.
Os meios de comunicação fazem o seu papel com artigos em jornais, revistas, entrevistas na tv e até inserções positivas em novelas e seriados.
Palmas para eles. Cumprem assim o seu papel social.
Na mesma mão as escolas recebem orientação de equipes especializadas em saúde bucal, contando muitas vezes com dentistas, no caso das públicas, educando assim seus alunos para o auto cuidado, na fase em que ele se faz mais necessário por serem os jovens os indivíduos de maior risco para a doença cárie.
É aí que os esforços tem que se concentrar pois é aí, na juventude, até os 20 anos, que os dentes estragam e serão a causa de todos os outros problemas posteriores, na fase adulta, na maturidade e na velhice.
A geração que está hoje idosa, não teve acesso aos cuidados preventivos, não havia fluor em sua juventude, e as informações eram escassas, por isso o grande e desastroso acúmulo de problemas bucais na maturidade e na velhice atuais.
Não há como evitar o estrago que já foi feito. Resta-nos tratar, da melhor forma, e da forma mais durável, reabilitando a saúde bucal do indivíduo e de olho no futuro desta geraçaõ longeva, para que tenha relativo conforto e evite o agravamento de outras moléstias da idade por conta de sua condição bucal.
A perda dos dentes envolve uma pior alimentação, debilitando o organismo, deixando-o vulnerável.
Focos de infecção bucais são agravantes de condições cardíacas,de pressão sanguínea e metabólicas.
Urge formarmos profissionais habilitados, para o nosso próprio bem.