quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eu cuido dos meus dentes

Bom gente, hoje foi dia de Feira de Ciências na escola onde trabalho.
Para criar algum movimento, diferente do lamentar ser uma só prá tanta gente, lancei um concurso, sob o tema " Eu cuido dos meus dentes", como uma provocação, para sondar o que a meninada realmente faz à favor de seus dentes, e também como um incentivo para que, quem nunca pensou no assunto, comece à fazê-lo.
Espero os resultados em trabalhos de desenho, colagem, texto e até foto, enquanto isso divido os primeiros comentários com voces.
- a maioria dos que dizem cuidar de seus dentes acham que o fazem porque vão ao dentista.
- tem a turma da culpa ,que pena com a estética devido à problemas do passado, e acha que os dentes estão feios por falta de cuidado.
- e tem aqueles que admitem que não cuidam mesmo, sem culpa nem desculpa, apesar de saber que precisam.

Comentemos:
- quem cuida dos dentes é o proprietário dos mesmos, que também cuida do cabelo, da pele, do corpo em geral. Há uma tendência à terceirizar o cuidado com a saúde, delegando aos profissionais de saúde a responsabilidade sobre o corpo da pessoa.
Não é assim, os profissionais ajudam à cuidar, tentam corrigir o que está errado, consertar o quebrado, orientar condutas, mas o cuidado diário pertence ao próprio usuário do corpo.

PENSEM NISSO!!!

- não há porque culpar-se por algo tão passado e que naõ reflete negligência da própria pessoa. Explico-me. Os problemas bucais são mais frequentes na infância e adolescência ,quando estamos sob cuidados paternos. Todo problema vindouro será sequela do ocorrido nesta idade. Então a culpa não é de quem tem os dentes mas de quem, por "n" razões não soube implementar os cuidados no tempo correto.

BOLA PRÁ FRENTE! MAS NEM TODO PROBLEMA TEM A SOLUÇÃO DESEJADA.

- e por último aqueles que assumem o não cuidado , mesmo sabendo das consequências. Bem, estes sabem, e não poderão reclamar depois de sua própria negligência. Restará-lhes aguentar o tranco. Se isto for um incômodo que as pessoas não conseguem resolver sozinhas, existem profissionais de vária áreas para ajudá-las. O que não pode é, caso haja pessoas sob sua responsabilidade, ter a mesma atitude com eles. Neste caso estariam causando danos à outros, além de à si próprios, e isto é quase um crime, uma questão ética.

CUIDE-SE PARA CUIDAR BEM DO OUTRO. NINGUÉM DISSE QUE SERIA FÁCIL.

No mais aguardo os resultados que vou dividindo com voces, logo colocarei fotos se achar interessante.
Com um abraço e um sorriso, Dra Eliane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário